Top 5 maiores rios do mundo

Os rios são uma peça fundamental na formação da história do mundo. Muitas civilizações antigas se desenvolveram às margens de grandes bacias hidrográficas devido às melhores condições ofertadas, como a água disponível para irrigação e a fauna e flora abundante.

É considerado um rio o curso de água natural que flui até desaguar no oceano, em outro rio ou em um lago. Certos rios percorrem longas distâncias, atravessando diversos estados e países. Conheça os cinco maiores rios do mundo em relação à extensão:

Yangtzé

rio-yangtze

O Rio Yangtzé, conhecido como o Rio Azul, percorre 5520 km do território chinês. Sua nascente está situada nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete) e a deságua próximo à Xangai no mar da China Oriental (Oceano Pacífico), sendo o maior rio da Ásia.

Foi ao longo da extensão do Rio Azul que ocorreu o desenvolvimento da civilização chinesa, há 4.000 a.C. Desse modo, há milhares de anos ele é utilizado para a irrigação, saneamento, transporte e indústria.

Recentemente, tornou-se importante para geração de energia hidrelétrica, pois ao logo do rio foi construída a maior usina hidrelétrica do mundo, a Barragem das Três Gargantas.

Ob

rio-ob

O Rio Ob atravessa de norte a sul a Sibéria Ocidental, na Rússia. Sua bacia possui grande possibilidade de aproveitamento econômico. Sendo importante para a irrigação, transporte, energia hidroelétrica e pesca.

O Ob Percorre a planície siberiana por 5.570 km em um trajeto sinuoso. Ele desemboca no Golfo de Ob, no Mar de Kara. Durante o inverno, algumas partes do rio ficam congeladas e cobertas pela neve, que também ajuda a manter alto o nível das águas.

Mississipi

rio-mississipi

O terceiro maior rio do mundo é a maior bacia hidrográfica da América do Norte, sendo formada pelo Rio Mississipi e pelo seu afluente o Missouri. Juntos possuem uma extensão total de cerca de 6212 km

A nascente está nas montanhas Red Rock, indo desaguar quilômetros depois em um grande delta, no Golfo do México. O seu percurso passa pelos estados de Minnesota, Lowa, Wisconsin, Illinois, Missouri, Tennessee, Mississippi e Arkansas.

Nilo

rio-nilo

Até um tempo atrás, o Nilo era considerado o maior rio do mundo. Apesar de ser um quesito controverso entre os estudiosos da área, as medições mais atuais dos outros rios o apontam no segundo lugar.

O rio possui 6.853 km de extensão, que foram de suma importância para o desenvolvimento da civilização Egípcia.

O Nilo nasce na linha do equador e deságua no mar mediterrâneo. Suas águas percorrem diversos países, como Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.

Amazonas

rio-amazonas

O título de maior rio do mundo tanto em extensão quanto em volume é do Rio Amazonas. São 6 992,06 km de comprimento, mais de mil afluentes e 20% de toda água doce do planeta está nele.

Além disso, emplaca outro pódio, o de maior bacia de drenagem do planeta, cobrindo 40% da América do Sul. No período de seca, o seu ponto mais largo é de 11km, durante as cheias atinge 55km.

Ele nasce no Peru e passa por Colômbia, Equador, Bolívia e Brasil. A maior parte está localizada no noroeste brasileiro, que é por onde deságua no Oceano Atlântico. A fauna e flora da floresta Amazônica é uma das mais ricas do Planeta Terra.


Leia também:

Top 5 lagos mais profundos do mundo

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...