Top 5 maiores bibliotecas do mundo

Atualmente, na era digital, é comum que haja uma diminuição na procura por livros em formato impresso. As bibliotecas também passaram a ser deixadas de lado, já que todas as informações podem ser encontradas na internet.

Contudo, as bibliotecas são extremamente importantes, pois abrigam séculos de história e há de se preservar o seu conteúdo para as futuras gerações

Confira o TOP 5 maiores bibliotecas do mundo:

Biblioteca Nacional da Rússia – São Petersburgo (Rússia)

biblioteca-nacional-russia

Localizada em São Petersburgo, a Biblioteca Nacional da Rússia surgiu a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795, por Catarina, a Grande.

O local possui um grande acervo original de documentos em russo e diversos outros idiomas, contabilizando aproximadamente 36,5 milhões de exemplares.

Biblioteca do Estado Russo – Moscou (Rússia)

biblioteca-estado-russo

Localizada em Moscou, na Russia, esta biblioteca conta com um acervo de mais 44.4 milhões de exemplares catalogados.

Esta biblioteca foi formada a partir da Biblioteca Załuski, conseguida após a conquista de Varsóvia. em 1794. A antiga biblioteca possuía cerca de 400.000 volumes e foi declara como propriedade do governo russo como um prêmio da guerra.

O acervo se encontra disposto em cerca de 275 quilômetros de prateleiras. O local guarda muitos livros e documentos da antiga União Soviética.

New York Public Library – Nova Iorque (Estados Unidos)

new-york-public-library

A segunda maior biblioteca dos Estados Unidos, a Biblioteca Pública de Nova York, está localizada na ilha de Manhattan.

O acervo da biblioteca é de aproximadamente 53.1 milhões de exemplares catalogados. O prédio, que chama atenção por sua arquitetura, acabou virando ponto turístico e tem a sua própria loja de souvenir.

Frequentemente o local abriga exposições de arte.

British Library – Londres (Inglaterra)

british-library

A Biblioteca Britânica está situada em Euston Road, em Londres. O local conta com um acervo de mais de 150 milhões de exemplares.

O grande destaque da biblioteca, são suas coleções raras, como os manuscritos de Jane Austen, James Joyce, Leonardo da Vinci e dos Beatles.

Library of Congress – Washington (Estados Unidos)

library-of-congress

Localizada em Washington, Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso conta com um acervo de aproximadamente 155 milhões de exemplares.

O local abriga documentos, jornais e mais de 32 milhões de livros em mais de 470 idiomas diferentes. Há ainda manuscritos, dados numéricos, áudios e mapas.

Esta biblioteca é considerada a maior do mundo, tanto em espaço físico quanto em material catalogado.


Leia também:

Top 5 escritores mais bem-sucedidos

Top 5 livros mais vendidos do mundo

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...