Top 5 lugares com maior incidência de chuva

Em alguns lugares do mundo a chuva é tida quase como um milagre, já em outros a sua ausência dela é uma raridade. Esses lugares não conseguem vivenciar variações climáticas consideráveis.

Há uma enorme abundância de condições climáticas no Planeta Terra resultantes de aspectos geográficos e meteorológicos. Os lugares mais chuvosos estão localizados próximos à linha do Equador, a maioria em regiões altas ou próximos à montanhas, condições favoráveis à formação constante de nuvens.

As localidades com o maior índice pluviométrico possuem uma vegetação abundante e bastante verde, pois água é essencial para a renovação e criação de vida.

Confira os 5 lugares mais molhados do planeta:

San Antonio de Ureca – Guiné Equatorial

san-antonio-de-ureca-guine-equatorial

San Antonio de Ureca é o quinto do lugar do mundo com maior índice pluviométrico e o primeiro do continente africano. A cidade é uma ilha pertencente à Guiné Equatorial localizada no Oceano Atlântico.

A estação seca vai de novembro a março, que é quando as tartarugas desovam nas areias. A precipitação anual é de 10.450 mm (milímetros) em média.

Rio Cropp – Nova Zelândia

rio-cropp-nova-zelandia

O quarto lugar com maior incidência de chuva é um rio de apenas 9 quilômetros de extensão. O Rio Cropp, localizado na Nova Zelândia, possui uma média de pluviosidade de 11.516 mm. Há precipitação quase todo o ano.

Tutunendo – Colômbia

tutunendo-colombia

O povoado turístico de Tutunendo na Colômbia, região próxima ao Equador e ao Oceano Pacífico, possui duas estações chuvosas durante o ano, que chega a alagar a vila. Porém, mesmo na estação seca, fevereiro a março, chove em torno de 20 dias no mês.

É um povoado com cerca de 1.000 habitantes, a maioria nativos. As casas possuem revestimento impermeável para suportar uma média anual de 11.770 mm de chuva.

herapunjee – Índia

cherapunjee-india

Atualmente, Cherapunjee, uma vila do estado indiano de Meghalaya, ocupa o segundo lugar do ranking dos lugares mais chuvosos do mundo. Não há estação seca, chove quase todo dia, apresentando uma precipitação média de 11.777 mm por ano.

De acordo com livro do Guinness Book, entre agosto de 1860 e julho de 1861, o lugar apresentou o nível mais alto de chuva num só ano, quando foram registrados 22.987 mm. A vila também detém o título do mês mais chuvoso já registrado, em julho de 1861 caíram 9.300 mm.

Apesar de ser um dos locais com maior índice pluviométrico, a população encontra problema em obter água potável, sendo necessário percorrer longas distância para encontrar água que sirva para consumo.

A área é famosa por cachoeira, montanhas e, principalmente, pelas pontes formadas pelos troncos e raízes das árvores.

Mawsynram – Índia

mawsynram-india

O lugar mais úmido da Terra está na Índia no vilarejo de Mawsynram, localizado a 16 quilômetros da segunda colocada. A chuva é constante, raramente há um dia em que ela não aparece. Anualmente 11.871 mm caem sobre o local.

Para terem mais mobilidade durante as chuvas, os habitantes desenvolveram um protetor conhecido como “Knup”. É uma espécie de capa feita de bambu e folhas secas no formato de canoa, que é apoiada sobre a cabeça.

É comum os moradores colocarem isolamento acústico feito de grama sobre os telhados para diminuir o barulho incessante da água caindo.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...