Taj Mahal: a maior prova de amor do mundo

O Taj Mahal é um dos monumentos mais conhecidos da Índia. A construção é bastante presente em produções cinematográficas, na literatura e nas artes em geral.

Trata-se de um mausoléu que está localizado na cidade de Agra, em Uttar Pradesh. Por sua magnitude, beleza e tradição, o monumento é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Em 2007, o Taj Mahal foi eleito também como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

taj-mahal-entardecer

Construção do Taj Mahal

O monumento foi construído ainda no Século XVII, entre os anos 1632 e 1652. Estima-se que cerca de 20 mil homens participaram de sua construção.

Esses trabalhadores, foram trazidos do Oriente especialmente para trabalharem nos detalhes e simetria do edifício, que é todo em mármore branco.

A maior prova de amor do mundo

Shah Jahan, imperador mongol da religião muçulmana, ordenou que o Taj Mahal, fosse construído em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam.

Aryumand, que era chamada pelo imperador de Mumtaz Mahal, que significa “a joia do palácio”, morreu no parto de seu 14º filho. A construção foi uma forma do imperador enfrentar o luto pela perda da amada.

O Taj Mahal foi erguido sobre seu túmulo, próximo ao rio Yamuna. Por sua grandiosidade, o monumento ficou conhecido como “a maior prova de amor do mundo”.

mumtaz-mahal--shah-jahan

Todos os detalhes do edifício demonstram o romantismo e homenagem à esposa morta. Além de ser todo em mármore branco, a construção é incrustada com pedras preciosas e, entre os detalhes das cúpulas, estão delicadas costuras com fios de ouro.

A cúpula esplendorosa sobre o edifício é considerada como a cora do Taj Mahal. Além desta cúpula maior, há quatro cúpulas menores.

Nas extremidades da plataforma, há quatro torres construídas levemente inclinadas para caso de haver um desabamento elas não caírem em cima do edifício.

taj-mahal-torres

O trabalho detalhado e a simetria fazem do Taj Mahal umas das obras mais perfeitas já construídas pelo homem.

Morte do imperador

Em 1657, quando a construção estava em sua fase final, o imperador Shah Jahan ficou gravemente doente, passando o posto imperial para seu filho, Aurangzeb. Antes de morrer, a imagem da construção lhe trazia felicidade por fazer ser lembrar de sua amada.

O imperador pretendia ainda construir uma réplica do Taj Mahal em mármore preto, onde seria seu mausoléu, mas morreu antes que as obras iniciassem. Shah Jahan morreu em 1666 e foi enterrado ao lado de sua amada.

tumulos-taj-mahal

De acordo com historiadores, os gastos com a construção do Taj Mahal teria marcado o declínio da dominação mongol na Índia.

Isso porque, o monumento demorou vinte e dois anos para ser construído. Os gastos na construção foram exorbitantes.

taj-mahal-interior

Os jardins do Taj Mahal

A bela construção está rodeada por um grande jardim, que complementa a paisagem.

O jardim possui: caminhos elevados, corredores de árvores, caminhos de flores, fontes, canteiros de flores e pilares, que refletem a imagem do Taj Mahal na água.

taj-mahal-jardins

Os principais espaços do complexo do Taj Mahal são: Jardins, Edifícios secundários, Mausoléu, Mesquita, Portal de acesso ao Palácio, Salão central, e Túmulo assimétrico do imperador.

Por ano, milhares de turistas do mundo todo visitam e se encantam com o monumento.

taj-mahal-turistas

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...