Conheça os encantos do Great Blue Hole

O Great Blue Hole (Grande Buraco Azul) está localizado a 100 quilômetros da costa de Belize no recife Lighthouse Reef. Trata-se de uma cratera submarina circular medindo 300 metros de diâmetro e 124 m de profundidade.

great-blue-hole

Sua formação ocorreu no decorrer de varias eras glaciais do período quaternário, quando o nível dos oceanos era mais baixo.. A partir do momento em que o nível do mar começou a subir, entre 15 e 10 mil anos atrás, a caverna foi fundada.

great-blue-hole-barco

Hoje, o Great Blue Hole faz parte do maior sistema de reserva de barreira de recifes de Belize, sendo considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

great-blue-hole-helicoptero

Exploração do Great Blue Hole

Foi o explorador submarino Jacques-Yves Cousteau, que tornou o Blue Hole famoso em 1971 ao declarar que era um dos dez melhores locais de mergulho do mundo.

jacques-yves-cousteau

Inicialmente a profundidade medida do buraco foi de 125 m, que é a mais citada hoje em dia. Mas, em 1997, uma expedição da Fundação Cambrian fez uma nova medição da profundidade do Buraco Azul. Estabeleceu-se então que o seu ponto mais profundo estava 124 m abaixo do nível do mar.

A diferença na medição é devido ao acumulo de detritos no fundo da cratera pelos desabamentos ao longo dos anos.

great-blue-hole-belize

O objetivo inicial da expedição era coletar amostras de núcleo do fundo da caverna e documentar o seu sistema. Para essa tarefa foram requisitados mergulhadores com certificação em cavernas e gases mistos.

O nome “Great Blue Hole” foi usado pelo mergulhador britânico Ned Middleton em seu livro “Ten Years Underwater“.

Turismo na região

O lugar é bastante popular entre os mergulhadores, que vão lá para encontra espécies de peixe como o Midnight Parrotfish.

midnight-parrotfish

No local também já foram avistadas algumas espécies de tubarões, sendo as mais comuns o tubarão-martelo e o tubarão-cabeça-chata.

tubarao-touro-great-blue-hole

Cavernas em terra, de formação similar, são comuns em Belize e na Península de Yucatán, onde são chamadas de cenotes.

cenote-peninsula-de-yucatan-mexico

Ao contrário dos cenotes encontrados no continente, que normalmente tem ligação com os sistemas subaquáticos das caverna, há pouca evidência de expansão horizontal no Blue Hole.

As comunidades costeiras de Belize oferecem passeios de barco com duração de um dia inteiro para o Great Blue Hole. No entanto, é bom saber que o Blue Hole não é para mergulhadores iniciantes. Para encará-lo é preciso ter mais de 24 mergulhos registrados.

Também não pense que será um mergulho colorido e de águas cristalinas. Mergulhadores relatam a experiência como uma caverna escura com impressionantes estalactites.

mergulho-great-blue-hole

Em 2012, o Discovery Channel classificou o Great Blue Hole como o número um em sua lista de “Os 10 lugares mais incríveis da Terra”.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...